domingo, 19 de julho de 2009

A luz da Lua

Eu quero ir para casa escutar meus discos e ler a minha vida em forma de poesia.
Cantar meus ditos versos em lembranças tardias
Estar perto de você poderia me deixar um pouco vazia.
Naquele dia, naquele lindo dia te encantei, te assustei mas já sabia que não resistiria.
Olhar nos meus atentos olhos, imaginei que você tentaria.
A luz da crescente cheia lua, trazendo forma a nossa sombra sombria.
Os nossos projetos bem poderiam se cruzar de quando em vez, numa eterna mania.
Que sobretudo os sentimentos dominem a vida em letras de canções, em animações de frases bem curtas, que digam coisas que em outro momento nunca nos falaram, coisas que pensamos jamais se ouviria.

Silvania

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Violência e Vandalismo no Brasil

Desde que me entendo por gente, sempre existiu a violência tanto no Brasil quanto no mundo inteiro.

Mas o curioso e assustador é que, atos de vandalismos e violências no país, tem crescido exponencialmente, e os responsáveis por tantas barbáries estão cada vez mais destemidos e contam com a impunidade.

Podemos relatar várias notícias de grupos distintos, que horrorizam o País e ninguém faz nada.

Como por exemplo os Pit Boys que são a maioria de classe media e alta, que agridem e matam pessoas sem motivos e na sua grande maioria dos casos são liberados sem condenação, uma vergonha.

As facções criminosas onde predominam o tráfico de drogas.
no Rio de Janeiro algumas com os nomes:


Comando Vermelho, Terceiro Comando , Amigos dos Amigos, Terceiro Comando Puro, Comando Vermelho Jovem, Terceiro Comando Jovem ,Primeiro Comando Jovem.


São Paulo: Primeiro Comando da Capital , Terceiro Comando da Capital

Milícias
Liga da Justiça

Não sei se os grupos estão todos aí mas são os mais divulgados pela midia e que fazem guerras entre si, fazendo vítimas de balas perdidas, todos os dias vemos na tv, os pais enterrando seus filhos, jovens e crianças, hora vítimas inocentes, hora vítimas que participam muito cedo de crimes e do tráfico.

Como se não bastasse as quadrilhas de traficantes dão ordem aos moradores, impondo toque de recolher e quando não são obedecidos matam a sangue frio.

Assaltam ônibus e matam á luz do dia.

Agora quadrilhas levam caixa eletrônicos dos bancos, assaltam caixas fortes, os policias chegam horas depois.

Sem contar com vitimas inocentes que são mortas por policiais, que por sua vez temem dizer que são policiais , para não por em risco a própria familia.

Muitos policiais se corrempem e partem para o lado da criminalidade.

Bem esse é o retrato do Pais, infelismente não é só nas favelas do Rio, mas o retrato de todas as Capitais Brasileiras.

Que País é esse!!!

O curioso que tudo isso aumentou, após Lula ter sido eleito e o país está um caos.

Devemos nos lembrar de horrores que passamos no dia a dia, antes de votarmos e escolhermos nossos governantes, que não resolvem atualmente o problema de superlotação nas cadeias.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Os Lírios

Certa madrugada fria
Irei de Cabelos soltos
Ver como cresceram os lírios.

Quero saber como crescem
Simples e belos – Perfeitos!
Ao abandono dos campos.

Antes que o sol apareça,
Neblina rompe neblina
Com vestes brancas irei

Irei no maior sigilo
Para que ninguém perceba
Contendo a respiração.

Sobre a terra muito fria
Dobrando meus joelhos
Farei perguntas a Terra,

Depois de ouvir-lhe o segredo
Deitada por entre lírios
Adormecerei tranqüila.

Autora: Henriqueta Lisboa
Livro Caminho da Poesia

sábado, 4 de julho de 2009

Declaração dos direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
Preâmbulo
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,
Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do ser humano comum,
Considerando ser essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo império da lei, para que o ser humano não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão,
Considerando ser essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações,
Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla,
Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a promover, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades humanas fundamentais e a observância desses direitos e liberdades,
Considerando que uma compreensão comum desses direitos e liberdades é da mais alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso,
agora portanto,
A Assembléia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos
como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.
Artigo I.Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo II.1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo III.Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo IV.Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos
serão proibidos em todas as suas formas.

Artigo V.Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Artigo VI.Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

Artigo VII.Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo VIII.Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.

Artigo IX.Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo X.Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

Artigo XI.1. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

Artigo XII.Ninguém será sujeito à interferência em sua vida privada, em sua família, em seu lar ou em sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

Artigo XIII.1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

Artigo XIV.1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XV.1. Todo homem tem direito a uma nacionalidade.2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

Artigo XVI.1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes.3. A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.

Artigo XVII.1. Todo ser humano tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros.2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo XVIII.Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.

Artigo XIX.Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Artigo XX.1. Todo ser humano tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica.2. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

Artigo XXI.1. Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Artigo XXII.Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito à segurança social, à realização pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.

Artigo XXIII.1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.3. Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.
Artigo XXIV.Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das
horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.

Artigo XXV.1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio gozarão da mesma proteção social.

Artigo XXVI.1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

Artigo XXVII.1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.2. Todo ser humano tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica literária ou artística da qual seja autor.

Artigo XXVIII.Todo ser humano tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.

Artigo XXIX.1. Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.2. No exercício de seus direitos e liberdades, todo ser humano estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XXX.Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.


Fonte: texto extraido do site da ONU

Link do site em sites úteis ao lado.

A imensidão do nosso amor

Sem achar que você chegasse agora, imaginei essa versão
Agora toca bem mais fundo , é que vem do coração.
Já me inspirou tantos amores
E qual não foi desilusão?
Se minha alma a ti pertence amor não sinta hesitação
Chega mais perto, abraça forte a mim que amas
Já não sou mais solidão
E neste instante o mundo inteiro irá torna-se tão pequeno
E até o tempo em que passei sem ti
Não vês que imensidão é o nosso amor
Maior que o universo e você o atravessou.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

2009 Ano da Educação no Trânsito

Contran elege 2009 como o ano da Educação no Trânsito 20/04/2009



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu a Educação no Trânsito como o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2009. O tema será trabalhado por todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) durante o decorrer do ano. O objetivo é desenvolver atividades que incentivem aspectos como respeito, tolerância e solidariedade no trânsito. O Contran recomenda aos órgãos do SNT que tanto os materiais educativos quanto as peças publicitárias produzidos sobre o tema, busquem mais que a apresentação de regras, e proponham, principalmente, a reflexão sobre o comportamento das pessoas no trânsito.



(Fonte):



Assessoria de Imprensaimprensa@denatran.gov.br Departamento Nacional de Trânsito

Tel: 61 -3429.3349/ 9254



-------------------------------------------------------------------------------------------------



Eu me preocupo bastante com este assunto e me deu vontade de escrever sobre.

As vezes parece que somos ou nos transformamos em pessoas superpoderosas quando estamos atrás do volante.
A verdade é que esquecemos que não nascemos sobre quatro rodas e esquecemos também de respeitar os pedestres, que por sua vez devem prestar a atenção nos sinais, ao atravessar, assim como utilizar a faixa de pedestres e passarelas.
Já fui vitima de atropelamento aos sete anos de idade e o motorista fugiu sem me prestar socorro, foi um sofrimento até conseguir fazer a cirurgia dias depois.
Tive sorte pois não houve fratura exposta, e a recuperação foi rápida pelo fato de ser criança na época.
Não precisei usar platina e não houve sequelas. Graças a Deus.
Me assusta quantas vezes vemos acidentes horriveis no trânsito, por causa da autoconfiança em demasia, principalmente quando se está sob o efeito do álcool.
Pessoas que não são habilitadas a dirijir põe em risco outras vidas.
Disputas de velocidade também são cada vez mais, comuns.
Bem, confesso que fiquei feliz com a lei seca, é incrivel como pessoas inteligentes, são contra essa lei e argumentam com uma série de motivos.
Porém a história muda completamente quando a vítima é um parente.
Contra fatos e resultados tenho certeza, que esses argumentos contra a lei seca são insignificantes.
Vemos que diminuiu os acidentes de trânsito em decorrência do uso de bebidas alcoolicas, e que as punições valem a pena sim.
Longe de ferir nossos direitos de ir e vir a lei seca, assegura justamente o direito de meus filhos volterem para casa vivos.
As campanhas de trânsito podem fazer com que criemos o hábito de usar o cinto de segurança, de cuidar da manutenção do veículo, de não jogar lixo pela janela, carregar as crianças em cadeiras apropiadas para o bebê, de não se recusar a soprar no bafômetro, isso tudo sem precisar ter medo de punições e multas é claro, apenas bons hábitos.
Vamos dar preferência e trocar gentilezas no trânsito sim, vamos fazer reciclagem de condutores, vamos fazer campanhas de educação no trânsito.
Temos acesso ao Código de Trânsito Brasileiro em qualquer site do Detran, para dowload se quiser.
Queria escrever mais e mais sobre o assunto, por enquanto acho útil colocar aqui todos os sites de Detrans no Brasil.
E convidar todos a discutir sobre o assunto, toda contribuição é válida no sentido de valorizar a vida.





Detrans no Brasil

Clicar nos links abaixo

Região Norte
Acre
Amazonas
Amapá
Pára
Rondônia
Roraima
Tocatins


Região Sudeste

São Paulo
Minas Gerais
Espírito Santo
Rio de Janeiro


Região Nordeste
Maranhão
Piauí
Ceará
Bahia
Rio Grande do Norte
Paraíba
Pernambuco
Alagoas
Sergipe


Região Centro-Oeste
Distrito Federal
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul


Região Sul
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Divórcio

Para descontrair um pouco


Telegrama de divórcio: Uma mulher é transferida para trabalhar em outra cidade.Depois de poucos dias, mandou um telegrama ao marido que dizia:'POR FAVOR, ENVIE URGENTE DOCUMENTOS PARA O DIVÓRCIO. ENCONTREI UM COMPANHEIRO IDEAL POSSUI AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO NOVO VECTRA DA CHEVROLET.'

O marido, desesperado, corre à uma concessionária GM, e pergunta ao vendedor quais as características do tal carro. O vendedor responde:'É MAIS POTENTE, MAIS COMPRIDO, MAIS LARGO, MAIS RÁPIDO NA SUBIDA, MAIS BONITO E NÃO BEBE MUITO.

'O marido, então, compreende imediatamente o que sua esposa quis dizer. Duas semanas depois, é ela que recebe um telegrama dizendo:MANDEI OS PAPÉIS DO DIVÓRCIO. ASSINE RÁPIDO!!! CONSEGUÍ COMPANHEIRA IDEAL REÚNE TODAS AS QUALIDADES DA NOVA CHEROKEE

'Curiosa, a mulher vai a uma concessionária e pergunta sobre o tal carro. O vendedor responde:É MAIS RESISTENTE, SUPORTA MAIS PESO, TEM LUBRIFICAÇÃO AUTOMÁTICA, A CARROCERIA É MAIS ARREDONDADA, É MUITO MAIS BONITA E CONFORTÁVEL, POSSUI AIR-BAG, É MAIS SILENCIOSA, NÃO VAZA ÓLEO, E ACEITA ENGATE NA TRASEIRA.

A frase certa não tem Preço!

Acordei com uma forte ressaca e do lado da cama tinha um copo d'água e duas aspirinas.
Olhei em volta e vi minha roupa passada e pendurada. O quarto estava em perfeita ordem. Havia um bilhete de minha mulher:


- Querido, deixei seu café pronto na cozinha. Fui ao supermercado. Bjs.
Desci e encontrei uma mesa cheia, café esperando por mim. Perguntei à minha filha:
- O que aconteceu ontem?


- Bem, Pai, você chegou às 3 da madrugada, completamente bêbado, vomitou no tapete da sala, quebrou móveis, urinou na cristaleira, fez estragos até chegar no quarto.


- E por que está tudo arrumado, café preparado, roupa passada, aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso da sua mãe?
- Bem, é que mamãe o arrastou até a cama e, quando ela estava tirando a sua calça, você gritou:

NÃO FAÇA ISSO MOÇA, EU SOU CASADO E AMO MINHA ESPOSA!!

Encher a cara - R$ 70,00
Móveis destruídos - R$ 1.200,00
Café da manhã - R$ 20,00
Dizer a frase certa no momento certo... NÃO TEM PREÇO!

A crise

"Era uma vez um homem que vivia à beira de uma estrada, onde vendia cachorro-quente. Ele não ouvia bem, por isso não tinha rádio. Tinha problemas de visão, por isso não lia jornais.


Mas ele vendia cachorro-quente. Colocava cartazes na estrada, fazendo propaganda da qualidade de seu produto.


Ficava na beira da estrada e oferecia o seu produto em alta voz e o povo comprava. Lentamente foi aumentando as vendas e cada vez mais aumentava a compra de salsicha e de pão.


Comprou um fogão industrial para melhor atender os fregueses. O negócio prosperava e o homem conseguiu até mesmo enviar seu filho para estudar na capital.


Certo dia, o filho já formado retornou para cuidar do pai e viu que as coisas não mudavam naquele lugar. Chegou em casa dizendo ao pai: Você não ouve rádio! Nem lê jornais! Há uma crise no mundo. A situação na Europa é terrível e a do Brasil ainda pior. Tudo está indo para o vinagre.


O pai refletiu: "Meu filho estudou, lê jornais, ouve rádio e só pode estar com a razão." Então resolveu reduzir as compras de salsicha e de pão.



Tirou os cartazes de propaganda e já não anunciava tão alto seu cachorro-quente, abatido que estava pela notícia da crise. As vendas foram caindo, caindo, caindo... Então o pai finalmente disse : - Você estava certo meu filho, nós realmente estamos vivendo uma grande crise."


(Autor desconhecido)